Amigos seguidores..

segunda-feira, abril 19, 2010

0

Filhotes....


Primeiros cuidados
Assim que o filhote nasce, ele é lambido pela mãe, que corta o cordão umbilical. Em seguida, ele irá procurar a mama para se alimentar. É preciso ficar atento para que o filhote encontre o alimento, pois isso é essencial após o parto. “Filhotes que têm oferta de leite materno adequado não choram, pelo contrário, filhotes que choram muito provavelmente encontram pouco leite nas mamas e, por vezes, precisam de complemento, que deve ser orientado por veterinário”, orienta Ana.
Alimentação
Até os 18 dias, a alimentação do filhote deve ser exclusivamente com o leite da mãe. Após esse período, o dono pode oferecer aos bebês ração de filhote amaciada com água morna. “Deixe bastante alimento e água perto do ninho, pois a fêmea não gosta de ir para longe dos seus filhotes”, informa a veterinária.
O desmame se dá em torno dos 40 dias. Algumas fêmeas desmamam os filhotes mais cedo, por falta de leite, ou porque os dentinhos pontiagudos dos bebês ferem as mamas. “O importante é sempre liberar os filhotes quando tiver a certeza de que eles comem o suficiente sozinhos”, afirma Ana.
Higiene
A limpeza pós-parto é realizada pela própria mãe, que lambe os filhotes. O banho só é recomendado após todas as vacinas. “A mãe estimula a defecação e a micção dos filhotes, lambendo-os e ingere todas as fezes e urina pelo menos na primeira semana após o parto. Assim, o ninho fica limpinho. É importante ir trocando a forração desse ninho após o parto e periodicamente, pois há uma secreção vaginal pós-parto normal nessa fase”, orienta a veterinária.

Nenhum comentário: