Amigos seguidores..

segunda-feira, setembro 06, 2010

0

Como fazer seu cão felizzzzz

Devemos oferecer aos filhotes um local seguro, próximo a sua família humana. Mesmo que se deseje um cão de guarda, de nada adianta colocar o cãozinho para dormir na rua enquanto ainda é filhote. Eles têm medo, precisam de segurança para se tornar animais equilibrados. Caso contrário teremos um animal que late para tudo, mas late de medo.
O cão só relaciona ação e reação se ocorrerem no mesmo momento. Se o cão está sozinho e faz alguma coisa que não deve fazer ou que não queremos que faça, de nada adianta castigá-lo quando voltarmos. Ele vai associar castigo à volta do dono E toda vez que o dono voltar ele terá medo, pois sabe que será castigado. É neste momento que vemos, com freqüência, os donos dizerem: ele sabe que fez errado, está com cara de quem fez arte, etc... Mas na verdade ele está com medo de ser castigado, como sempre ocorre quando o dono chega. Ele jamais fará associação do castigo com a arte feita anteriormente. Cabe a nós, seres racionais, encontrarmos uma forma de corrigi-lo no momento certo ou, quando sairmos e o cão ficar a sós, evitar que os objetos que ele gosta de pegar e roer fiquem ao seu alcance.
Quando levar um filhote para casa, não esqueça que ele está num ambiente novo pela primeira vez na sua vida, foi separado de sua família canina e que está com medo e apreensivo. Muito movimento, muita gente junta e crianças barulhentas o assustam. Dê-lhe muita atenção, carinho e deixe que explore o ambiente. Não o castigue nem se mostre zangado , mesmo que ele tenha feito suas necessidades em lugar impróprio. Numa idade tão nova, a única coisa que ele aprende das suas zangas, é ter medo de você.
Depois de estar habituado a você e a nova casa, é chegada a hora de apresentá-lo aos familiares, vizinhos e amigos. Ele vai adorar. O cão é um animal sociável e gosta de companhia. Não o deixe sozinho por longos períodos.
Respeite a privacidade do seu cachorro. Sempre que ele estiver no seu cantinho, e estiver bem, não o tire dali. Espere que saia por vontade própria. Não deixe que as crianças o incomodem, desde cedo elas devem aprender noções de respeito e limite. O animal deve sentir-se seguro no seu cantinho
Nunca levante os cães pelas patas dianteiras. O ideal é usar as duas mãos: uma embaixo das patas dianteiras e a outra embaixo das traseiras.
Mantenha sempre água fresca ao alcance do seu cão. 

Nenhum comentário: