Amigos seguidores..

quarta-feira, novembro 17, 2010

0

Seu cão no verão!!!

O cão é o melhor amigo do Homem e, o único ser com vida que lhe é, realmente fiel. Esta afirmação parece ter fundamento, se for verificada a quantidade de pessoas que possuem um cão. O Verão é uma das fases, nas quais se deve dar especial atenção, ao nosso hóspede canino...
Quando o calor aperta, as pessoas sentem-se sufocadas e, por vezes, mal conseguem respirar. Livrarmo-nos dessa sensação de mal estar é complicado, mas para um cão ainda mais dificil se torna.
Os cães transpiram pela boca e o ser humano pela pele. É através dessa transpiração bocal, que os cães combatem o intenso calor. Portanto, tenha sempre água fresca e limpa à disposição do animal, para que possa lutar contra as fortes temperaturas.
O cão deverá permanecer em espaços pouco expostos ao sol e, ao mesmo tempo pouco ventilados. Se o animal estiver num sítio demasiadamente quente e, ainda por cima exposto ao sol, poderá ocorrer o risco de sofrer o típico "golpe de calor". Este é uma das principais preocupações nesta época com o seu animal, que pode levar à morte.
Quando for passear de automóvel, evite deixá-lo no carro ou fazer uma viagem longa com o cão, pois o carro é um dos locais que facilmente aquece, podendo a temperatura chegar aos 40 graus.
Para além do problema do calor nas viagens, tenha bem presente que muitos dos cães vomitam e enjoam, principalmente os cães mais pequeninos. Este mal estar é normal e, se os vómitos continuarem, quando fizer outra viagem deixe-o de jejum, umas horas antes de iniciar o seu percurso.
As pulgas e as carraças, aumentam substancialmente no período do Verão, por isso tenha cuidado. Estes parasitas externos, necessitam de ser controlados para não se expandirem. Se o seu cão se coçar sistematicamente, chegando mesmo a ferir-se e mostrar-se muito irrequieto. Tome medidas e vá ao veterinário. Para além de serem por si mesmas prejudiciais, as carraças suscitam em muitas situações, o aparecimento de doenças diversificadas. Poderá facilmente encontrar produtos para combater esta praga, com a ajuda do veterinário do seu animal.
Mesmo que o seu cão, seja um animal de muito alimento, não se preocupe, se na altura das temperaturas quentes, isto não acontecer. O calor é muito intenso e faz com que perca o apetite e, se movimente muito menos do que anteriormente.
O Verão está quase aí e, deve ir começando a pensar nestes assuntos, que perturbarão o seu animal. Se ele lhe é tão fiel, você deve-o ser também não só a ele, mas também à sua saúde e bem estar. Tome nota destes conselhos.

Nenhum comentário: